O que ninguém te diz sobre Proteção Veicular
O Que é Proteção Veicular?
Antes mesmo de saber se proteção veicular é seguro, é importante saber o que é este serviço.
A proteção veicular tem ganho cada vez mais popularidade entre os donos de veículos.
Isso se explica principalmente pelo custo acessível, com os mesmos tipos de cobertura do que as oferecidas pelas seguradoras.
Definição do Que é Proteção Veicular:
De forma simples, uma associação de Proteção Veicular é formada por diversos donos de veículos seja carro ou moto.
Fundo Reserva
O que sustenta essas associações de Proteção Veicular são as mensalidades pagas pelos associados, de onde se tira o recurso necessário para ser utilizado em caso de acidentes, furto, roubo, incêndio entre outros.
É o que chamamos de fundo reserva. Por ser uma associação o tipo de contrato estabelecido é de responsabilidade mútua, ou seja, tanto do associado como da associação
Entretanto, as pessoas tem adquirido automóveis e outros veículos para se locomoverem, tanto nos grandes centros urbanos como nas áreas com menor população.
Isso fez com que aumentasse o número de ocorrências de acidentes no trânsito, assim como de casos de roubos e furtos, principalmente em função do mercado negro de peças de veículos roubados ou furtados.
Assim sendo, torna-se praticamente obrigatório possuir algum tipo de recurso que proteja seu patrimônio contra as possibilidades de acidente que venham a ocorrer.
Por isso, a proteção veicular é mais barata e bem menos burocrática que os seguros tradicionais, é possível proteger seu patrimônio sem gastar muito e sem as inúmeras burocracias que as seguradoras impõem a seus clientes.
Como Surgiu a Proteção Veicular no Brasil?
A Proteção Veicular no Brasil surgiu de forma colaborativa, com uma iniciativa popular e estima-se que foi na década de 80, em São Paulo que a primeira associação de proteção veicular surgiu.
Entretanto, organizar-se em associações já era bastante comum em outros setores.
Sobretudo o maior desenvolvimento foi na cidade de Betim – Minas Gerais. Foi uma solução encontrada pela classe dos caminhoneiros transportadores de veículos, de cargas inflamáveis e etc.
Eles se viam totalmente desprotegidos e quando pensavam em fazer um seguro o mesmo equivalia a mais de 50% do seu valor.
Proteção Veicular é Seguro?
Proteção veicular é o tipo de serviço que gera muitas dúvidas e uma das dúvidas mais comuns é se proteção veicular é legal, se é um seguro de veículo e muitas outras dúvidas que normalmente bloqueiam as pessoas na hora de decidir fechar negócio.
Nada de desespero! Vamos explicar direitinho para você como tudo
funciona. Que tal começarmos esclarecendo para você se proteção veicular é seguro?
Pois bem, a proteção veicular é um modo de você proteger seu veículo, mas não é um seguro. É uma associação, onde o dono do veículo assim como os outros associados dividem os custos mensais.
Nestes custos estão inclusos gastos como, por exemplo:
- Furtos;
- Roubos;
- Colisões.
- Danos a Terceiros
O grande diferencial entre as associações de Proteção Veicular e os seguros, está no valor
bem acessível, por ser um negócio sem fim lucrativo.
Afinal, todos os custos são rateados entre os associados através de um regulamento de responsabilidade mútua.
Muitas pessoas confundem Proteção Veicular com Seguro, mas apesar de apresentarem algumas semelhanças são modalidades bastante diferentes.
Veja algumas características sobre elas.
As Principais Diferenças Entre Proteção Veicular e Seguro Tradicional
1 – Funcionamento:
A Proteção Veicular é gerenciada por uma associação sem fins lucrativos; Seguro é ofertado por seguradoras de veículos com fins lucrativos.
2 – Apólice:
Na Proteção Veicular não há apólice de seguro, o que existe é um contrato de responsabilidade mútua; No Seguro a responsabilidade pelo risco assumido na apólice é da Seguradora.
3 – Valor Pago:
Na proteção veicular o valor é determinado, principalmente, pela tabela Fipe; No Seguro é estipulado por diversos fatores como características do automóvel, motoristas adicionais, lugares que frequenta, entre outros.
4 – Formas de Pagamento:
A Proteção Veicular cobra uma cota mensal que é paga por todos os associados; A Seguradora cobra uma cota única, que pode ser parcelada.
Associação de proteção veicular é legal?
Mas agora a pergunta que não quer calar: Associação de proteção veicular é legal?
A boa notícia é que sim associação de proteção veicular tem legalidade para existir!
Os serviços prestados pelas associações de proteção veicular, estão devidamente amparados pela Constituição e Código Civil.
Estamos falando nos incisos XVII e XIII do artigo 5º, da constituição de 1988.
Esta constituição dispõe sobre a plena liberdade de associações para fins que sejam lícitos, vedada a de caráter paramilitar. O que isso significa?
De forma simples, que todo indivíduo tem o direito de se associar ou formar associações com outras pessoas, desde que exerçam atividades lícitas (que não desrespeitem as leis), e que não esteja ligado ao uso de armas. Isso porque no Brasil, o uso de forças armadas é de uso exclusivo do Poder público.
Ainda de acordo com esta constituição, as entidades associativas quando expressamente autorizadas, tem legitimidade para representar seus filiados judicial e extrajudicialmente.
Associação de proteção veicular e
a legalidade!
Quando se pensa então se proteção veicular e a legalidade deve-se buscar conhecer em detalhes a Constituição Federal de 1988.
Isso porque o artigo 5º, inciso XVII, também prevê que a criação de associações e na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, é vedada a interferência estatal com seu funcionamento.
E como dissemos no início deste post, o funcionamento das associações também está amparado no Código Civil.
Mas o que diz o Código Civil no artigo 46? Pensando em ajudar você leitor que não tem muitas vezes o auxílio de um advogado antes de se tornar sócio de uma das milhares de associações de proteção veicular que existem por aí, dispomos aqui o que é declarado no código:
Código Civil no artigo 46
I- A denominação, os fins, a sede, o tempo de duração e o fundo
social, quando houver;
II- O nome e a individualização dos fundadores ou instituidores, e
dos diretores;
III- O modo por que se administra e representa, ativa e
passivamente, judicial e extrajudicialmente;
IV- Se o ato constitutivo é reformável no tocante à administração, e
de que modo;
V- Se os membros respondem, ou não, subsidiariamente, pelas
obrigações sociais;
VI- As condições de extinção da pessoa jurídica e o destino do seu
patrimônio, nesse caso. Além disso, quando o assunto é se proteção veicular é legal, é importante saber que as associações são administradas por uma APV (Associação de Proteção Veicular).
Que a proteção veicular está devidamente amparada na lei, e que,
portanto, é um serviço legalizado, você já sabe.
Assim como já sabe que quando comparadas às seguradoras, elas
oferecem um custo mais acessível e muito mais próximo da realidade da maioria dos brasileiros.
Mas quais são os pontos importantes a se analisar antes de sair por aí fechando negócio com a primeira associação ou cooperativa que aparecer pela frente?
Como escolher uma boa Proteção veicular?
A qualidade do serviço prestado vai depender muito da entidade que você escolher. Os critérios que vamos apresentar podem se aplicar a qualquer produto. Então, avalie cada um deles para decidir com mais tranquilidade.
1 – Busque recomendações
Para quem não sabe por onde começar para ter uma proteção para seu veículo, um dos caminhos mais fáceis é informar-se com amigos e familiares sobre as empresas contratadas. Também é interessante buscar a recomendação de especialistas no assunto em sites de confiança.
Assim, você poderá encontrar pessoas que passaram por boas ou más experiências e criar uma lista das associações a serem avaliadas ou descartadas.
Essa visão por parte do usuário é muito importante, uma vez que reflete na prática a qualidade do serviço prestado.
2 – Procure se informar sobre a associação de Proteção Veicular
Hoje em dia, a internet está aí para ser sua aliada na hora de buscar informações sobre uma empresa.
A dica é recorrer ao Google. Isso mesmo! Entre no site da associação, veja quais tipos de informações são oferecidos aos associados, como, por exemplo:
- Tempo de existência;
- Quais benefícios oferece;
- Tabela de valores;
- Quais tipos de atividade exerce;
- Quais os prestadores de serviço autorizados para parte de mecânica, guincho, chaveiro.
- Um outro exemplo é o site Reclame Aqui, no qual você consegue conferir o número de contestações, as queixas mais usuais, a interação da empresa com os clientes e uma pontuação geral, dada pelos próprios reclamantes segundo sua satisfação com relação à capacidade de solucionar os problemas que foram apresentados.
- Nas redes sociais, você pode entrar em contato direto com alguns dos clientes da associação para entender suas
- experiências, sejam boas ou ruins.
- Procure dados como CNPJ, endereço, telefone fixo, a fim de legitimar o serviço.
3 – Escolha empresas de Proteção Veicular que forneçam informações claras
Avalie o site da empresa e verifique se as informações passadas não são confusas ou obscuras.
Além disso, certifique-se de que as cláusulas e os termos sejam bem explicados.
Quanto mais rápida e esclarecedora for a comunicação da empresa, melhor será seu relacionamento com ela.
Assim, você poderá tirar todas as suas dúvidas. Não assine nada sem ler e esclarecer cada detalhe.
4 – Analise se as coberturas se encaixam nas suas necessidades
Ao contratar um proteção veicular, é importante avaliar se o plano conta com as coberturas de que você precisa e se o preço pago pelo serviço é coerente.
Você depende do veículo para trabalhar ou viajar constantemente? Ele fica em garagens ou em lugares com índices altos de roubos e furtos?
O ideal é que a cobertura ofereça facilidades em todas as situações.
Com base nessas questões, liste todos os serviços que julga essenciais em um proteção veicular. Então, compare os diferentes pacotes e suas respectivas coberturas.
Assim, fica mais fácil avaliar se há algum serviço indispensável para você que a associação não está fornecendo.
Com essa estratégia, você também vai descobrir se estão tentando lhe empurrar coberturas que encarecem o plano, mas que não são importantes para você
5 – Preste atenção no contrato
Nada de sair assinando o contrato antes de lê-lo detalhadamente. O ideal é buscar pelo auxílio de um advogado que tem os conhecimentos jurídicos para ver se a papelada está dentro do que realmente foi prometido.
Qualidade Das Oficinas: É importante saber a quantidade de oficinas que possuem parcerias com a associação e, além disso, pesquisar sobre a qualidade do serviço prestado por elas. Só assim você saberá se seu veículo terá um reparo adequado.
6 – Escolha um bom um Consultor
Um bom Consultor está preparado para avaliar todos os aspectos envolvidos no planejamento de um proteção Veicular para seu automóvel.
Os consultores poderão sanar suas dúvidas, explicar todo o funcionamento da associação e ainda mostrar os benefícios de sua adesão.
7 -Avalie o atendimento ao cliente
Por fim, você já tirou todas as dúvidas sobre a proteção veicular e as coberturas do plano. Agora, é necessário considerar como é a qualidade do atendimento ao cliente.
Afinal de contas, na hora em que mais precisar, é com esse setor que você terá de interagir para obter o socorro necessário.
Por isso, teste os diferentes canais e avalie como a empresa lida com os clientes.
Dessa maneira, poderá entender por experiência própria a facilidade e a agilidade com que consegue solucionar suas demandas.
Se houver muitos desafios para falar com o atendente e resolver seus problemas, essa associação pode não ser sua melhor opção.
Sabemos que a decisão por uma proteção veicular é muito importante e que não deve ser feita sem o devido planejamento.
Esperamos que nossas dicas tenham ajudado a esclarecer o assunto. Se você mais detalhes, entre em contato com nossa equipe. Estamos à sua disposição para ajudar!
Por que Contratar uma Proteção?
Quando se pensa se proteção veicular é seguro, é inevitável não pensar nas vantagens que as associações oferecem.
Afinal, todo mundo já conhece aquele velho ditado: “Quando a esmola é demais o santo desconfia”! No quesito proteção veicular não é diferente.
Avalie bem se as vantagens oferecidas antes de você optar pelo serviço estão devidamente estabelecidas no contrato, pesquise com conhecidos se puderam realmente utilizar todos os serviços prometidos.
Falando em vantagens, que tal conhecer algumas das vantagens que as associações sérias e seguras têm.
I. Agilidade
Muitas pessoas deixam de contratar a proteção veicular por ouvirem que basta precisar do serviço para ver se realmente é bom.
Ouvir esse tipo de coisa pode gerar dúvidas, mas se este é seu caso a dica de ordem é: fique tranquilo! Realmente é verdade, que basta precisar para ver se a proteção veicular realmente funciona.
No entanto, é apenas para que você tenha a certeza de que irá se surpreender positivamente com o produto.
A começar pelo comprometimento que eles têm para restituir e validar a adesão o ato da venda, sem burocracia.
E mais! Em caso de acidente ou furto, você tem facilidade para falar direto com a pessoa que resolve o problema.
Ao contrário do que acontece com seguradoras, onde muitas vezes você tem que fazer inúmeras ligações e se frustrar por não ter sucesso na resolução do seu problema.
II. Necessidade de Proteger Seu Patrimônio
A violência no trânsito tem aumentado cada vez mais, e dirigir pelas ruas da cidade tem deixado os motoristas inseguros.
Há riscos de assaltos, roubos, acidentes, entre muitas outras situações que podem resultar em grandes prejuízos ao proprietário.
Por isso, é imprescindível que o dono do veículo tenha uma proteção veicular.
III. Preço Acessível
Como uma associação não funciona com fins lucrativos, a proteção veicular é, geralmente, mais barata do que qualquer seguro tradicional.
Desta forma, cada componente de uma associação paga uma mensalidade com o objetivo de proteger o seu carro.
Em caso de danos ao veículo, sejam danos parciais ou perda total, as despesas para a reposição do bem são divididas igualmente entre os associados e por isso ela torna-se mais barata.
IV. Sem Burocracia
Ao aderir à proteção veicular você irá usufruir de processos mais ágeis e menos burocráticos. Vamos conferir as vantagens?
Ao avaliar o perfil do condutor, não são exigidos dados como idade, tempo de habilitação, sexo, garagem em casa, entre outros;
Em caso de eventos como acidentes ou furtos, por exemplo, o associado resolve diretamente com um representante responsável, sem precisar desgastar-se com inúmeras ligações sem sucesso;
É possível encontrar um plano na medida certa para carros mais antigos, garantindo tranquilidade e segurança contra possíveis riscos;
Não há análise de crédito. Além de flexibilidade nas transações, o associado não enfrenta problemas na apresentação da restituição por parte da associação.
V. Proteção Imediata
Ao se unir a uma associação de proteção veicular, imediatamente seu veículo já está protegido. Não é preciso esperar por uma análise de perfil. Basta a assinatura do contrato e o pagamento da primeira mensalidade.
VI. Cobertura
Além do baixo custo, outra vantagem da proteção veicular é a cobertura.
Enquanto no serviço de seguro tradicional o cliente é obrigado a indicar os possíveis condutores do veículo, na proteção veicular as condições oferecidas são asseguradas a qualquer condutor autorizado pelo associado, desde que ele seja devidamente habilitado.
VII. Assistência 24 horas
Um dos pontos que pode contar e muito na hora de saber se a proteção veicular é seguro, é o benefício de ter uma assistência 24 horas para lidar com qualquer tipo de imprevisto durante o deslocamento com seu veículo.
Entre estes imprevistos estão:
- Socorro elétrico;
- Mecânico;
- Reboque;
- Chaveiro;
- Troca de pneu;
- Transporte para destombamento.
VIII. Cobertura para acidentes pessoais por passageiros
Quando decidimos usar o veículo para trabalhar com o passageiro, assumimos a sua responsabilidade.
Nada melhor do que poder contar com um serviço que dê a assistência em caso de acidentes com os passageiros.
Na proteção veicular isso acontece. Eles oferecem assistência como a de óbito ou invalidez acidental. Isso com a vantagem de que as associações conseguem valores muito abaixo da média, quando comparado às seguradoras.
Isso porque eles fazem contrato com empresas do ramo de APP (acidentes pessoais por passageiro). Por isso, ao se associar você poderá contar com a assistência hospitalar e funeral para o passageiro.
IX. Rastreamento e monitoramento
As associações oferecem serviço de rastreamento do veículo, o que te traz ainda mais segurança em caso de furto.
X. Descontos em estabelecimentos
Além de terem um custo mais baixo que as seguradoras, as associações têm uma gama de parceiros conveniados.
Com isso, você poderá ter descontos em farmácia, recapagem de pneus, postos de combustíveis entre outros.
XI. Aumente a Tranquilidade
O veículo que trafega pelas ruas e avenidas da cidade está exposto a riscos. E nós nunca sabemos qual momento pode acontecer um imprevisto no trânsito. Portanto, aderir à proteção veicular deixará você mais tranquilo e evitará estresse.
Conclusão
Agora você sabe tudo sobre proteção veicular e sobre as associações de proteção veicular, faça bom uso do que aprendeu aqui, não deixe de comentar, curtir e compartilhar.
Conte para nós se as informações que trouxemos para você fez a diferença para decidir se proteção veicular é seguro. Ficaremos muito felizes de fazer parte de uma decisão tão importante para sua vida. Até a próxima!